Ao optar por iniciar um negócio, muitos empreendedores ficam apreensivos com a necessidade de contratar funcionários. E, neste caso, não são apenas custos, legislação e burocracia que importam.
Para garantir a produtividade e a fluidez do trabalho, há questões críticas, desde a formação de uma equipe integrada e eficaz até a adoção de estratégias para manter as pessoas motivadas. Mas como?
Recrutamento
O primeiro passo é, obviamente, selecionar as pessoas que o ajudarão no dia-a-dia do negócio.
Lembre-se que no início vai precisar de poucas pessoas, mas que faça muito! Não faz sentido sonhar alto e contratar sem critérios, só para demitir depois. Daí a ressalva: planeje bem cada passo do caminho.
Descreva cada vaga:
Qual é o objetivo? O que o especialista fará? Pelo que você será responsável? O novo funcionário terá subordinados? Com o que ele vai lidar exatamente? O que ele deveria saber? É necessária experiência ou é melhor contratar um iniciante que facilitará o treinamento? Que salário posso pagar?
Estas são apenas algumas das muitas perguntas listadas. Não cometa o erro de contratar primeiro e ver as coisas se desenrolarem depois. Tente planejar suas ações para evitar surpresas.
Além disso, se pretender publicar um anúncio de uma oferta de emprego, é importante que seja bem escrito, de forma a identificar com precisão os requisitos do candidato e o que este pode oferecer. Assim, você reduz o risco de obter currículos que não condizem com a vaga anunciada, perdendo tempo e tornando o processo mais trabalhoso e estressante.
Introdução
Ao iniciar um negócio, por exemplo, uma boa alternativa é contratar pessoas com indicação de amigos ou parentes, por exemplo. Afinal, no início, é muito importante que você possa contar com colaboradores extremamente confiantes, realmente ansiosos e interessados em crescer com a sua empresa.
Não pule o currículo do cargo, no entanto, para descobrir se a pessoa é adequada para o cargo.
Revisão de Currículo
A aparência de um currículo está praticamente “enchendo” sua caixa de entrada. Para escolher, primeiro avalie os critérios que você definiu para a vaga que pode não ter sido atendido.
A este respeito, por exemplo, são válidos a idade, sexo, experiência anterior, local de residência e formação educacional. Com base nesses e em outros que você especificar, você pode iniciar o processo de funil, ou seja, diminuir o número de candidatos adequados para a vaga.
Acompanhamento com entrevistas
Agende entrevistas com candidatos cujos currículos realmente o impressionam. Esteja aberto para conhecer essas pessoas. Muitas vezes alguns deles não são adequados para a vaga e você só perceberá isso durante a entrevista, saiba que esse processo, quando bem feito, oferece a oportunidade de conhecer novos candidatos, recém-chegados, ideias e até mercados.
Trabalho em equipe
Uma vez assinado o contrato, comece a formar estes profissionais. É um processo bastante demorado: muitas vezes você vai querer fazer tudo sozinho, para evitar ter que corrigir muitos erros. Mas lembre-se: isso é comum no caminho de expansão em que seu negócio está atualmente.
Pense no futuro: equipe integrada e dinâmica! Para isso, você terá que praticar todas as suas habilidades de gerenciamento.
A ideia é fornecer os elementos que dão ao colaborador o estímulo necessário: fazê-lo sentir que faz parte do todo, que é realmente importante no processo. Permita que eles participem, experimentem mais de seus processos de negócios.
Além disso, aprenda a ouvir com mais atenção as opiniões dos outros e demonstre interesse nas opiniões sugeridas. Além da remuneração justa, os colaboradores precisam se sentir parte do todo, satisfeitos com suas funções e principalmente com o ambiente em que trabalham. Claro que cabe ao funcionário fazer a sua parte, mas o empreendedor deve manter a equipe na meta, informada, treinada e à altura da tarefa