Expert Pay

Liquidez financeira: o que é e qual tipo é ideal para investir?

O termo liquidez financeiro de um ativo é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro, principal meio de troca em uma economia. Por exemplo, existem ações com alta liquidez e baixa liquidez.

Olhando para o indivíduo, você pode ter ativos mais líquidos (por exemplo, ações que vendem no mesmo dia) e menos líquidos (imóveis, o que levará tempo para encontrar compradores e fechar negócios).

O que é Liquidez Financeira?

A liquidez financeira é a capacidade de um ativo se converter em caixa. Em outras palavras, quanto mais fácil for vender esse ativo ou recomprar, mais líquido será esse ativo.

Para ser claro, quando você possui um imóvel, tende a ser mais difícil vendê-lo. Como resultado, terá baixa liquidez financeira, pois demora mais para vender. Por exemplo, a Poupança possui alta liquidez financeira, pois quando você deposita algum dinheiro nela, pode sacar quando quiser.

Quais são os tipos de alta e baixa liquidez financeira?

Ao decidir investir, você deve analisar o valor que possui e por quanto tempo pretende manter esse valor investido.

Para ter sucesso, você também precisa entender como funciona a liquidez financeira.

Antes de fazer um investimento, deve escolher o tipo de liquidez financeira que mais se adequa aos seus objetivos.

Alguns exemplos de liquidez financeira:

Alta liquidez

  • Ações: dependendo do ativo, geralmente são muito líquidas. Por exemplo, quando uma ação é fortemente negociada, como a Petrobras, ela pode ser vendida assim que for comprada.
  • Poupança: como mencionamos anteriormente, a poupança é um dos elementos da alta liquidez financeira, pois permite que mais dinheiro esteja disponível imediatamente.
  • Fundo de Investimento: este método tem liquidez alta/média, pois o dinheiro estará na conta em até 5 dias úteis.

Liquidez média

  • Títulos públicos: neste caso chegamos à liquidez financeira média. Para títulos do governo, a venda acontece uma vez por semana, mas você não tem certeza sobre a venda durante esse período.
  • Imóveis de Baixa Liquidez: Apesar de ser considerado um excelente investimento, os imóveis possuem baixa liquidez financeira. Isso porque não é fácil vender um imóvel, pode levar semanas, meses, até anos para obter valor sem perder dinheiro.

Vale lembrar que mesmo quando se tenta classificar itens com alta, média ou baixa liquidez, essas commodities ainda podem ser comparadas. Alguns imóveis são mais líquidos do que outros, devido à localização, público-alvo, situação econômica ou condições atuais de crédito. E pode afetar os preços de mercado alterando o equilíbrio entre oferta e demanda.

Pontos Positivos e Negativos da Liquidez Financeira

Deve-se saber que, da mesma forma, investimentos de alta liquidez garantem mais segurança, mas nem sempre garantem mais renda.

Por exemplo, contas de poupança de alta liquidez recebem juros apenas uma vez por mês a uma taxa relativamente baixa. Se você não colocou seu dinheiro por mais de um mês, não importa se você investiu nele.

Alguns tipos de fundos mútuos são mais benéficos se você quiser trocar dinheiro a longo prazo.

A grande questão é por quanto tempo você pretende investir esse dinheiro e quanto pretende receber em troca desse dinheiro.

Uma ideia de investimento é geralmente dinheiro que é investido a longo prazo sem necessidade de ser retirado no dia seguinte. No entanto, existem muitos casos, às vezes emergências, em que você precisa de valor e simplesmente não consegue se safar. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente a combinação da vida esperada do investimento e a liquidez financeira de um ativo.

Agora vamos entender outro ponto importante.

Tipos de Liquidez Financeira

Existem vários tipos de liquidez financeira a aplicar na hora de investir algum dinheiro.
Além disso, como mencionamos anteriormente, existe um prazo para resgatar esse valor. Veja abaixo:

  • Liquidez instantânea ou D 0: a partir do momento que você solicitar a troca, o dinheiro estará na sua conta imediatamente.
  • Liquidez diária ou D 1: Os fundos estarão disponíveis na sua conta no dia útil seguinte ao pedido de reembolso.
  • Liquidez no vencimento: quando você escolhe esse tipo de investimento, há um prazo determinado e é nesse momento que você receberá os recursos.
  • D 30: Conforme o número indicado, neste caso terá de aguardar 30 dias para que o dinheiro regresse à sua conta após solicitar a troca.
  • Null Liquidity: Neste caso, o dinheiro não terá um horário específico para entrar em sua conta. Um exemplo de liquidez zero é a venda de imóveis, que depende de encontrar um comprador e pode levar dias, meses ou até anos.

Agora que você conhece esses tipos de liquidez financeira, é hora de saber escolher seus investimentos.

Análise de liquidez financeira para investir

Quando você investe algum valor em algo, seu objetivo é claramente ganhar e não perder dinheiro com o investimento feito.

Para isso, antes de investir, analise que tipo de liquidez financeira deseja para o seu investimento. A partir daí calcule a rentabilidade do tipo de investimento de acordo com a liquidez selecionada. Neste ponto, você precisará comparar quanto vale o dinheiro para que possa obtê-lo rapidamente ou pode levar mais tempo para resgatá-lo.

Outro ponto importante a ser analisado é o risco de aplicação. Por exemplo, se você quer comprar um imóvel com baixa liquidez financeira, vale a pena? Em quanto tempo você pretende receber seu dinheiro de volta? Tudo isso tem que ser pensado com muito cuidado.

O que os investidores muitas vezes querem é um investimento que lhes dê retornos elevados, mas o risco deve ser sempre muito bem avaliado.

O que é o ciclo operacional e financeiro

O ciclo operacional e financeiro são dois conceitos que impactam diretamente na liquidez financeira de uma empresa. O ciclo operacional inclui a compra de matéria-prima ou estoque até a venda e entrega ao seu cliente. O ciclo de financiamento é o ato de pagar aos fornecedores dessa cadeia até que o valor de venda seja recebido de seus clientes.

Se uma empresa não está a produzir resultados, é claro que só pode manter a liquidez financeira de acordo com os conceitos acima se possuir reservas de caixa pré-existentes, contribuições de associados ou um limite de crédito Bom. Esse cenário é muito comum em momentos de crise, na fase inicial de investimento ou na fase de expansão da empresa.

Se a empresa está produzindo resultados e ainda não atinge um nível seguro de liquidez financeira, é muito provável que a empresa esteja tendo um ciclo financeiro adverso, ou seja, a empresa está pagando aos investidores sua oferta antes de recebê-la do cliente. Isso cria o que é conhecido como necessidade de capital de giro e com um número específico de linhas de crédito para atender a essa necessidade.

Planejamento de Liquidez Financeira

Considerando os últimos anos, enfrentamos crises duas ou três vezes em uma década. Você tem que saber que a qualquer momento você pode encontrar uma nova crise e você tem que lidar com o limite de quanto dinheiro você tem. Recebíveis e estoques estão sujeitos a insolvência financeira sem aviso prévio.

Nesta fase, a obtenção de crédito torna-se mais difícil e, portanto, mais cara. É seguro dizer que para manter seu planejamento financeiro seguro, é importante que você acesse as linhas de crédito certas para os tempos difíceis. Também podemos dizer que a melhor forma de negociar um empréstimo é quando você ainda não precisa dele.

Mas mesmo que seu fluxo de caixa só precise ser em tempos de crise, você sempre tem alternativas quando pode colocar uma garantia. Por exemplo, uma linha de crédito com juros baixos seria um empréstimo à habitação.

Conclusão
Antes de escolher qualquer forma de investimento, pense em quanto pretende ganhar com esse investimento. Coloque também no lápis o tempo que leva para recuperar esse valor e escolha um ativo com liquidez financeira compatível com a meta escolhida.

Pesquise o mercado e preveja o fluxo de caixa deste investimento. Simule cenários estressantes e pessimistas e proteja-se de necessidades adicionais de caixa conhecendo as linhas de crédito disponíveis. Em caso de dúvida, procure ajuda profissional antes de investir.

Quando investimos com sabedoria, seguindo alguns passos simples descritos aqui, nossas chances de sucesso são muito maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *